Vazamento de Dados Sensíveis, Acessos em Excesso, Compliance com LGPD, como mitigar?

Vazamento de Dados Sensíveis, Acessos em Excesso, Compliance com LGPD, como mitigar?

A segurança de dados atualmente é a uma das principais preocupações senão a maior de milhares de empresas no mundo. Nunca se gerou tanta informação e armazená-las de forma indevida, pode acarretar problemas graves, inclusive em processos jurídicos.

Segurança de dados é um desafio que deve ser encarado com muita responsabilidade pelas empresas.

Cada vez mais cresce o debate sobre a proteção de dados de clientes, funcionários, prestadores de serviços e outros envolvidos nos processos das empresas. Afinal, se tornou essencial garantir a segurança e a privacidade das informações sigilosas das organizações, mas também dos consumidores e usuários com seus dados coletados. E outro aspecto muito importante que contribui aumentando a preocupação das empresas com a proteção de dados foi a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.

Um estudo realizado pela nossa parceira Varonis em 2018 identificou que 64% das empresas não sabem dizer onde está localizado o seu conteúdo sensível e quem pode acessar. Saber onde estão seus Dados, é somente o primeiro passo para estar conforme a LGPD, pois após essa identificação, vem novos desafios pela frente que são: identificar quem possui acesso a tais informações, quem está usando, se eles estão íntegros ou foram violados, quem é o dono, entre outros.

Além disso, outra grande preocupação das empresas é com a perda desses dados, sejam por vazamentos internos, ou até mesmo por um possível Ramsonware que possa a vir a não disponibilizar esses dados com consequências muitas vezes catastróficas para tais empresas, pois tudo gira em torno dos seus dados e suas informações.

Após compreender as questões mencionadas acima e elas estarem fixas em nossas mentes, entende-se a necessidade de ter o apoio de ferramentas adequadas para a realização de análises de segurança de formas rápidas e fáceis e até mesmo nas atividades de um indivíduo ou grupo de indivíduos relacionando as informações que eles acessam.

Soluções que façam a análise do comportamento do usuário, como o User Behavior Analytics (UBA), serão de extrema importância para manter a conformidade com a LGPD. O UBA também auxilia em uma possível identificação de Ramsonware e até mesmo ameaças internas.

Visando essa proteção de forma prática, a Varonis possui as ferramentas de apoio necessárias para reduzir a exposição, detectar as ameaças, simplificar a conformidade de uma forma centralizada, além de possibilitarem disparos de alerta informativos (via e-mail, por exemplo) que podem ser vistas no endereço a seguir: https://www.varonis.com/pt-br/products/data-security-platform. Mantendo assim os seus dados mais valiosos longe dos inimigos. Um fato importante é a ferramenta ser modular, permitindo assim que ela seja aplicada exatamente ao necessário para a sua demanda.

Não arrisque ter seus dados expostos ou até mesmo roubados, conte conosco para apoiá-los, desde a identificação até a mitigação dos problemas que serão possivelmente apontados após uma análise executada no ambiente.

Estamos a disposição para demonstrarmos a ferramenta, na prática, com o nosso time parceiro da Varonis.

Autor: Tiago Alves Machado

E-mail: tiago.machado@safesyst.com.br

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Copyright ©2024 SafeSystem. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Limo.